KDS engenharia

Arquitetura minimalista: uma tendência para os próximos anos

Arquitetura minimalista: uma tendência para os próximos anos

A arquitetura minimalista, tipologia que enaltece a modernidade e tecnologia, tem sido a grande tendência das últimas décadas. Caracterizada pelo design simplista, cores neutras, artigos geométricos e uso de poucos elementos decorativos, vem cada vez mais sendo explorada em todas as frentes da arquitetura.

Além de ser uma forma de expressão, esta tipologia arquitetônica exalta e evidencia os detalhes que compõem a decoração dos ambientes, tornando-os ainda mais charmosos e práticos.

Mas afinal, você sabe o que é este conceito e quais os principais arquitetos que o utilizam? Confira!

O que é arquitetura minimalista?

Esta tendência artística foi influenciada pelos estilos de arte vanguardista e ganhou força no final da Segunda Guerra Mundial. Surgiu da oposição de alguns estilos e movimentos anteriores como o clássico e o romântico e possui como principal característica não só a valorização da estética, mas também da funcionalidade.

Na época, falava-se muito em ABC art ou minimal art, que era o resultado de uma convergência cultural, entre heranças japonesas, escandinavas e outras influências, consequentemente mudando tudo o que se sabia sobre a arquitetura moderna e clássica.

Apostas e dicas práticas

Apesar da preocupação com o uso primordialmente do que é essencial, os enfeites e elementos decorativos não são deixados de lado no minimalismo. Afinal, são peças funcionais, que trazem personalidade e contam histórias.

Mas você sabe a melhor forma de utilizar esses elementos sem perder as características da arquitetura minimalista? Nós contamos para você!

Primeiramente deve-se caprichar na iluminação! A iluminação artificial no interior pode até mesmo proporcionar uma divisão de ambientes sem que seja necessário elemento físico. Além disso, é uma ótima alternativa para destacar pontos de atenção ou ainda cantos específicos da casa. Aposte em nichos vazios ou em uma única peça de decoração com uma iluminação direta, você vai se surpreender com o resultado.

Já a iluminação natural internaliza a natureza, deixando o espaço sempre fresco, arejado e com ar de limpo e organizado, características fortes desta tipologia arquitetônica. Portanto, opte por não cobrir janelas ou vidros com móveis ou tecidos muito opacos. 

Por último, um ambiente minimalista consegue acomodar diversas estampas e texturas diferentes, desde que estejam em harmonia e não conflituem uns com os outros. Deve-se buscar tons mais sóbrios e texturas suaves e lisas. Além disso, estampas listradas ou geométricas são muito bem vindas. Ainda pode-se apostar em pelúcias e peles sintéticas, que substituem as tradicionais capas de sofás. Estas podem ser colocadas até como tapetes. São opções eco-friendly, confortáveis e charmosas para salas, quartos e escritórios.

Principais arquitetos minimalistas do Brasil    

Separamos alguns dos principais nomes nacionais sobre a temática de arquitetura minimalista para proporcionar a você ainda mais inspiração. Acompanhe!

Oscar Niemeyer

Verdadeiro ícone e provavelmente o arquiteto mais famoso da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer se tornou um grande símbolo da arquitetura minimalista. 

Suas construções e projetos são compostos por linhas simples e curvas, porém muito imponentes. Além disso, era um grande explorador de materiais como concreto e vidro, principalmente aliados ao uso de água. 

Algumas de suas obras são o Palácio do Planalto, o Edifício Copan e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Além de obras públicas e monumentais, Niemeyer também projetou casas residenciais pelo Brasil e pelo mundo.

Lina Bo Bardi

Principal nome feminino da arquitetura brasileira, amplamente conhecida por suas composições minimalistas.

Todas as suas obras apresentam um jogo com formas simples, linhas imponentes e elementos gráficos.

Autora de uma das mais icônicas obras da arquitetura da cidade de SP, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e também do Sesc Pompéia.

Paulo Mendes da Rocha

Nascido no Espírito Santo, conhecido principalmente por suas obras públicas. 

Todos os seus projetos adotam as características da arquitetura minimalista, sendo em sua maioria formados por linhas retas, concreto e vidro.

Dentre suas obras mais renomadas estão a Pinacoteca de São Paulo, o Museu dos Coches em Portugal e a Casa Gerassi.

Podemos concluir que a arquitetura minimalista é um conceito que pode ser aplicado nos mais diversos ambientes. Além disso, utilizar estes princípios na construção e na decoração ajuda a trazer um ar contemporâneo e elegante para os espaços!

E aí? Ficou inspirado pela arquitetura minimalista? Então nos acompanhe em nossas redes sociais para mais conteúdos e dicas.